segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO IDOSO MÍDIA

" À DISPOSIÇÃO DE QUEM TEM MAIS A CONTAR"


No Município de Piquet Carneiro, o Projeto Idoso Mídia é realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que tem a frente a primeira dama Maria das Graças Martins da Silva, e financiado pelo estado em Edital de Ações públicas para a Pessoa Idosa. É o segundo ano Consecutivo que o município de Piquet Carneiro é selecionado dentre os 184 municípios cearenses se colocando entre os 57 aprovados. O Projeto teve sua linha de ação direcionada de capacitação, cultura, inclusão digital, social e produtiva.
 
 Esse trabalho abrange um número de 40 idosos por oficina, totalizando 120 idosos atendidos e distribuídos na sede e nos distritos do município. O projeto teve início no mês de julho com a capacitação da equipe técnica e o planejamento das atividades. No mês seguinte o grupo já tinha suas primeiras aulas de informática básica com o Instrutor Marcelo Henrique e o grupo já demonstrava entusiasmo em conhecer o mundo digital.

O objetivo principal da proposta é a inclusão do idoso, é abrir um espaço onde os idosos possam se comunicar com a população, falando dos seus anseios, suas experiências, aprendendo a utilizar novas ferramentas e transmitindo seus conhecimentos.
Os produtos gerados com essa iniciativa serão um blog, programa de rádio e uma coluna no jornal Geração; atualmente as oficinas são ministradas respectivamente pelo instrutor de Informática Renê Silva, radialista Vera Sousa e jornalista Cinésio Lima.

Com previsão de encerramento para o mês de Dezembro, os referidos produtos continuarão sendo veiculados, mesmo após a interrupção das oficinas.



Citações dos instrutores

“É muito gratificante ver o empenho deles em aprender o que você fala. A atenção e o respeito, sem falar nas demonstrações de afeto. São aulas da vida!” Cinésio Lima.
“No início foi um desafio, nas primeiras aulas já pude perceber a concentração e o entusiasmo dos idosos em conhecer o mundo digital. Infelizmente não pude continuar o curso por questões pessoais e intransferíveis, mas, o que posso dizer para finalizar essa experiência é que quero dar continuidade a esse trabalho que desenvolvi, aqui em São Paulo onde atualmente resido, mesmo, que não receba nenhuma remuneração por isto” Marcelo Henrique.

 
“Eu costumo dizer que há tempo pra tudo nessa vida; e só agora Deus me deu a oportunidade de participar desse projeto maravilhoso, que só um anjo do Senhor pode ter preparado.O projeto é o idoso mídia a disposição de quem mais tem a contar. Esse projeto tem sido um aprendizado e tanto. Transmito aos idosos o pouco que sei e eles me compensam com seus sorrisos de gratidão e com o muito que sabem.” Vera Sousa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente...